E ENTÃO ELE DECIDIU RETIRAR O EXCESSO DE MELANCOLIA DA FRENTE DO FUTURO

“Visto que só uma vida completa revela a sua forma e o sentido que ela pode ter, uma biografia que se pretende definitiva deve esperar até a morte do seu tema. Infelizmente, as autobiografias não podem ser compostas nessas circunstâncias especiais.” Introdução de Susan Sontag em Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

O ensaio-filme a seguir propõe uma reflexão sobre o artista, sobre a arte, sobre aquilo que não é arte, sobre aquele que se perguntou se ainda teria um lugar em cena. Esse é um projeto memorial de um artista vivo que flertou com a sua morte cênica, um testamento transitivo a ser lido pelo público.

Um filme de Wagner Schwartz a partir de três filmes de Laurent Goldring

Participação especial: Caroliny Pereira, Maria Fernanda Cândido, Marcia Tiburi, Tantão e os fita

Produção: Corpo Rastreado

Apoio: Consulat Général de France à São Paulo et Festival Contemporâneo de São Paulo

Ano: 2021

ET AINSI IL A DÉCIDÉ DE SUPPRIMER L’EXCÈS DE MÉLANCOLIE DE L’AVANT DU FUTUR

 

«Puisque seule une vie complète révèle sa forme et le sens qu’elle peut avoir, une biographie qui se veut définitive doit attendre la mort de son sujet. Malheureusement, les autobiographies ne peuvent être composées dans ces circonstances particulières.» Avant-propos de Susan Sontag dans Mémoires posthumes de Brás Cubas, de Machado de Assis

 

Le film-essai qui suit propose une réflexion sur l’artiste, sur l’art, sur ce qui n’est pas de l’art, sur celui qui se demandait s’il avait encore sa place sur scène. Il s’agit d’un projet mémoriel crée par un artiste vivant qui a flirté avec sa mort scénique, un testament transitif à être lu par le public.

 

Un film de Wagner Schwartz d’après trois films de Laurent Goldring

Participation exceptionnelle : Caroliny Pereira, Maria Fernanda Cândido, Marcia Tiburi, Tantão e os Fita

Production : Corpo Rastreado

Soutien : Consulat Général de France à São Paulo et Festival Contemporâneo de São Paulo

Année : 2021

AND THEN HE DECIDED TO CLEAR THE EXCESS MELANCHOLY OUT OF THE FUTURE’S WAY

 

“Since it is only a completed life that reveals its shape and whatever meaning a life can have, a biography that means to be definitive must wait until after the death of its subject. Unfortunately, autobiographies can’t be composed under these ideal circumstances.” Foreword by Susan Sontag in Epitaph of a small winner, by Machado de Assis

 

The following film-essay proposes a reflection on the artist, on art, on what is not art, on the one who wondered if he still had his place on stage. It is a memorial project created by a living artist who flirted with his scenic death, a transitive testament to be read by the public.

 

A film by Wagner Schwartz after three films by Laurent Goldring

Special appearance: Caroliny Pereira, Maria Fernanda Cândido, Marcia Tiburi, Tantão e os Fita

Production: Corpo Rastreado

Support: Consulat Général de France à São Paulo et Festival Contemporâneo de São Paulo

Year: 2021