Wagner_Schwartz_La_Bête

LA BÊTE

Schwartz manipula uma réplica de plástico de uma das esculturas da série Bichos (1960), de Lygia Clark. O objeto permite a articulação das diferentes partes do seu corpo através de suas dobradiças. O público é convidado a participar.

 

Concepção e performance: Wagner Schwartz

Direção técnica, iluminação: Diego Gonçalves

Acompanhamento: Maíra Spanghero

Objeto: réplica da escultura Bicho, de Lygia Clark

Realizado com o apoio do Fórum Internacional de Dança (FID) / Território Minas

Duração (aproximada): 50 minutos

LA BÊTE

 

Schwartz manipule une réplique en plastique d'une des sculptures de la série Bichos (Bêtes, 1960), de l'artiste brésilienne Lygia Clark. L'objet permet l'articulation des différentes parties de son corps en sollicitant ses charnières. Le public est invité à participer.

 

Conception et performance : Wagner Schwartz
Direction technique, lumière : Diego Gonçalves

Conseiller artistique : Maíra Spanghero
Objet : réplique la sculpture Bête, de Lygia Clark
Avec le soutien du Forum International de Danse

Durée (environ) : 50 minutes

LA BÊTE

 

Schwartz manipulates a plastic replica of a sculpture from the series Bichos (Critters, 1960), by Brazilian artist Lygia Clark. The object allows the handling of the different parts of its body through its hinges. The public is invited to participate.

 

Conception and performance: Wagner Schwartz

Technical direction, light: Diego Gonçalves

Artistic advice: Maíra Spanghero

Stage prop: Reproduction of Lygia Clark’s Critter sculpture

Sponsored by: International Dance Forum

Running time (approximately): 50 minutes

Mídia | Presse | Press

12/02/2018 El País / Eliane Brum

PT Fui morto na internet como se fosse um zumbi da série The Walking Dead

EN I was killed on the internet like a zombie from The Walking Dead

FR J’ai été tue sur internet comme si j’étais un zombie de la série The Walking Dead

ES Me mataron en Internet como si fuera un zombi de la serie ‘The Walking Dead

10/04/2018 Conversa com Bial / Pedro Bial recebe Wagner Schwartz, Carolina Jabor e Michel Laub para uma discussão sobre lichamento virtual, intolerância e disseminação de notícias falsas em redes sociais

[2021] Universidad Nacional Autónoma de México, Coordinación de Difusión Cultural UNAM, Dirección de Danza UNAM | Matos, Lúcia, Hayde Lachino La danza en tiempos de crisis y de re(ex)istencia

[2021] Universidade Estadual do Paraná | Ana Carolina Mendes Cerqueira Nobrega Uma análise do discurso pudico contra a performance La Bête de Wagner Schwartz: a arte na era da pós-censura, da pós-verdade e da fake news

[2021] Dissonância, revista de teoria crítica | Renan Marcondes A violência de um gesto. Contribuições benjaminianas para a arte da performance

19/08/2021 Forum Jean Wylllys A pedofilia e a economia da mentira

23/12/2020 Ípsilon (Portugal) / Inês Nadais Um mundo sem espetáculos: não é distopia, foi a realidade

09/03/2020 Select Wagner Schwartz reapresenta La Bête pela primeira vez no Brasil

08/03/2020 Carta Capital / Pedro Alexandre Sanches O Bicho está de volta

06/04/2020 Barraco Filosófico / Fernanda Carlos Borges Primeiro programa

02/04/2020 Pipa / Mariana Casagrande #05: Arte e censura, com Luiz Camillo Osorio

14/03/2020 MaCulture / Wilson Le Personnic « La culture et l’art brésiliens ont toujours survécu face aux événements destructeurs »

14/03/2020 MaCulture / Wilson Le Personnic "A cultura e a arte brasileiras sempre sobreviveram face aos eventos destrutivos"

08/03/2020 Carta Capital / Pedro Alexandre Performance La Bête (O Bicho) está de volta

[2019] Arquipélago | Eliane Brum Brasil construtor de ruínas — um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro

30/10/2019 Revista Cult / Marcia Tiburi La Bête: a quem interessava transformar a performance em escândalo?

10/09/2019 BBC / Sam Peach Brazilian Art Under Bolsonaro

01/03/2019 Seletc / Márion Strecker O corpo de uma geração

31/12/2018 Elton Bruno SiqueiraI/ Francini Barros Pontes Zoe: vida comum ameaçada

13/12/2018 Tulipa Ruiz Pedrinho / Making of

02/12/2018 Café Filosófico CPFL/ Julián Fuks O cansaço da ficção

28/11/2018 Deutsche Welle / Philipp Lichterbeck Brasil, um país do passado

07/11/2018 The Guardian / Oliver Basciano Death threats and denunciations: the artists who fear Bolsonaro's Brazil

21/10/2018 Süddeutsche Zeitung / Boris Herrmann Flucht ins Exil

26/09/2018 USP Diversidade em Ciência’ / Ricardo Alexino Ferreira A arte na contemporaneidade

07/06/2018 Felipe Maciel Tessarolo  Uma análise das notícias falsas no caso "La Bête" Artista nu no MAM São Paulo

27/04/2018 Jacarandá / Luiz Camillo Osório La  Bête - depois da intolerância,  alguma conversa

​16/04/2018 RFI / Silvano Mendes Após ser acusado de pedofilia no Brasil, Wagner Schwartz apresenta “La Bête” em Paris

11/04/2018 Revista Veja Artista que ficou nu no MAM enfim quebra silêncio

11/04/2018 Diário de Cuiabá Artistas contam como lidam com mentiras na internet​

10/04/2018 Fernando Eichenberg Paris vê sem polêmica “La Bête”, performance alvo de ataques no Brasil

09/04/2018 O Globo / Fernando Eichenberg 'La Bête', performance que causou polêmica no Brasil, é encenada em Paris

19/03/2018 Welt / Boris Pofalla Wie christliche Eiferer die Kunstfreiheit bedrohen​

12/03/2018 El País / Eliane Brum A invenção da infância sem corpo

​08/03/2018 Folha de SP / Maria Luísa Barsanelli Senti o luto de ver meu corpo morto na tela, diz coreógrafo de 'La Bête'

20/02/2018 Revista Bravo! / Fábio Cypriano Arte Acovardada

​12/02/2018 El País / Eliane Brum Fui morto na internet como se fosse um zumbi da série The Walking Dead

​15/01/2018 Performatus / Tales Frey “Falar do Que Eu Vejo. Falar do Que o Outro Me Fala. Falar do Que Pode Ser Falado”

12/01/2018 Select / Renan Marcondes Há lugar para uma política não afirmativa na arte contemporânea?

​05/01/2018 Folha de SP Gustavo Fioratti/ Ivana Bentes 'O ataque às artes é subproduto de linchamentos políticos', diz teórica

​01/01/2018 Performatus / Tales Frey Falar do Que Eu Vejo. Falar do Que o Outro Me Fala. Falar do Que Pode Ser Falado

25/12/2017 O Estado de SP / Fernanda Perniciotti Dança não ficou fora das polêmicas que marcaram 2017

07/12/2017 Revista Diversifica / Douglas de Camargo Emilio La Bête e o corpo nu de todas (os) nós

​23/12/2017 USP / Patrícia Bergantin La Bête: uma análise semiótica

06/12/2017 Revista Cult / Claudia Valladão de Mattos Livre expressão e democracia

30/11/2017 Le Club Mediapart / Tania Alice, Gilson Motta et Karel Vanhaesbrouck Temps obscurs au Brésil – Le retour de la censure

30/11/2017 The Guardian / Dom Phillips 'This exhibition contains nudity': the front line of Brazil's culture wars

27/11/2017 Revista Veja MAM atende MP e passa a proibir filmagem de performances

20/11/2017 El País / Estrella de Diego Azul de ultramar: Prohibido entrar con niños

06/11/2017 Select / Márion Strecker Ministério Público divulga nota técnica sobre liberdade artística em face da proteção de crianças e adolescentes

31/10/2017 El País / Eliane Brum Como fabricar monstros para garantir o poder em 2018

24/10/2017 Le Beau Vice / Élisabeth Lebovici Contre la censure conservatrice au Brésil

22/10/2017 O Povo / Jáder Santana Arte polêmica. Ataques a museus e exposições levantam debate sobre o limite das artes

​18/10/2017 Vitruvius / Paulo Miyada Carta ao prefeito de São Paulo

​18/10/2017 Vitruvius / Afonso Luz Lygia Clark: todo bicho tem articulações

17/10/2017 Le Monde / Claire Gatinois Le maire évangélique de Rio de Janeiro censure une exposition sur la diversité

16/10/2017 Vice / Sarah Valdez A Naked Performance in São Paulo is Sparking Violent Reactions

16/10/2017 Universidade Federal da Bahia / Lenira Rengel Manifesto para um corpo em estado de nudez

13/10/2017 Portal Vermelho / Alessandra Monterastelli Quando censuram a arte, censuram também a reflexão

12/11/2017 Altas Horas / Caetano Veloso, Leandro Karnal

11/10/2017 Artforum Brazil arts institutions under attack

10/10/2017 Revista Cult / Duanne Ribeiro O bicho está nu: a polêmica ‘La Bête’ no MAM

​09/10/2017 Revista Veja Fernanda Montenegro, Caetano e outros artistas criticam censura

08/10/2017 O Globo Artistas como Fernanda Montenegro, Marisa Monte e Caetano Veloso gravam vídeos contra a censura

​06/10/2017 Revista Veja / Marcelo Marthe O Silêncio dos inocentes

​06/10/2017 O Globo / Nelson Gobbi Artistas vão processar políticos por difamação

04/10/2017 Conversa com Bial / Rosely Sayão e Marcello Dantas falam sobre os cancelamentos de exposições de arte

04/10/2017 Le Point / AFP Offensive des censeurs sur la culture au Brésil

04/10/2017 La Diaria / Gustavo Bitencourt, Gabriel Machado, Lucía Naser Guerra mediática contra el arte en Brasil

03/10/2017 RFI / Daniella Franco Tragam seus filhos para ver gente nua: campanha do Museu d’Orsay será retomada em Paris

03/10/2017 Revista Veja / Maria Carolina Maia Rosely Sayão: ‘Ninguém está preocupado de fato com a criança no MAM’

03/10/2017 Folha de S. Paulo / Nabil Bonduki Atacar a arte é uma tradição totalitária
02/10/2017 Revista Cult / Ivana Bentes O corpo não pornográfico existe

02/10/2017 Le Journal Des Arts / AFP Brésil : la performance d'un artiste nu vire à la controverse

02/10/2017 Huffpost / Alexandre A. Loch As verdades que o homem nu do MAM nos trouxe

​02/10/2017 A Folha de S. Paulo / Gregório Duvivier Toda nudez será castigada

01/10/2017 Tribune de Geneve / Controverse autour d'un artiste nu

01/10/2017 O Estado de S. Paulo / Guilherme Genestreti Ato reúne 200 pessoas em apoio ao MAM após polêmica com artista nu

​01/10/2017 O Estado de S. Paulo / Sheila Leirner Nu no MAM, as reações reveladoras

​30/09/2017 O Estado de S. Paulo / Antônio Gonçalves Filho Má interpretação da arte gera equívocos que duram séculos

30/09/2017 Luisa Micheletti La Bête

29/09/2017 O Globo Manifestantes protestam em frente ao MAM contra performance com homem nu

​29/09/2017 Carta Capital / Victória Damasceno "O nu está em todos os museus do mundo e não deveria causar choque", diz curador do MAM

​29/09/2017 El País / Chico Sá A borboleta amarela e o homem nu

​29/09/2017 Uol Notícias / Leonardo Sakamoto  Milícias digitais: sob a desculpa da “defesa da moral”, uma luta pelo poder

21/08/2017 Barril / Daniel Guerra Bê-a-bá schwartz

20/08/2017 Revista Antropositivo O Bicho

14/11/2016​ Igor Gasparini La Bête

18/04/2016 Uol Entretenimento / Miguel Arcanjo Prado Público molda corpo nu de Wagner Schwartz para criar poesia

04/04/2016 Revista Antropositivo La Bête – crítica performativa

30/03/2016 Folha de S. Paulo / Lenise Pinheiro La Bête

28/03/2016 Enquanto Danças / Joubert Arrais La Bête

30/11/2015 O Estado de SP / Helena Katz La Bête e a barbárie desses tempos sombrios

25/09/2015 Antropoisitivo / Rui Filho La Bête, de Wagner Schwartz

La Bête a.C / d.C..jpeg

LA BÊTE a.C / d.C

 

De 2005 a 2020, antes de Coronavírus, manipulei uma réplica de plástico das esculturas Bichos (1960), de Lygia Clark, em galerias, teatros e museus. O público era convidado a participar. Em dezembro 2020, depois de Coronavírus, uma nova versão de La Bête surge em plena pandemia. Desta vez, o público e eu portaremos máscaras. Álcool gel e luvas estarão à disposição. Farei um teste PCR antes da experiência.

 

Concepção e performance: Wagner Schwartz

Objeto: réplica de plástico da escultura Bicho, de Lygia Clark

Criação para o Festival 20 volts

Central Elétrica, Porto, Portugal 2020

Produção: Corpo Rastreado

Duração (aproximada): 50 minutos

LA BÊTE av. C / ap. C

De 2005 à 2020 avant Coronavirus, j’ai manipulé une réplique en plastique des sculptures Bichos (1960), de Lygia Clark, dans des galeries, des théâtres et des musées. Le public a été invité à participer. En décembre 2020, après Coronavirus, une nouvelle version de La Bête est apparue en pleine pandémie. Cette fois, le public et moi porterons des masques. Un gel d'alcool et des gants seront disponibles. Je ferai un test PCR avant l'expérience.

 

Conception et exécution : Wagner Schwartz

Objet : réplique en plastique de la sculpture Bicho, de Lygia Clark

Création pour le Festival 20 volts

Central Elétrica, Porto, Portugal 2020

Production : Corpo Rastreado

Durée (approximative) : 50 minutes

LA BÊTE BC / AC

 

From 2005 to 2020, before Coronavirus, I have manipulated a plastic replica of Lygia Clark’s sculptures Bichos (1960) in galleries, theaters and museums. The public was invited to participate. In December 2020, after Coronavirus, a new version of La Bête emerges in the middle of the pandemic. This time, the public and I will wear masks. Alcohol gel and gloves will be available. I will do a PCR test before the experience.

 

Conception and performance: Wagner Schwartz

Object: Plastic replica of the sculpture Bicho, by Lygia Clark

Creation for the 20 volts Festival

Central Elétrica, Porto, Portugal 2020

Production: Corpo Rastreado

Running time: 50 minutes

abacaxi.jpg