Wagner Schwartz

Após a sua formação em letras, Wagner Schwartz (Volta Redonda, Rio de Janeiro, 1972) participa de grupos de pesquisa e experimentação coreográfica na América do Sul e na Europa. Autor de 13 criações desde 2003, recebeu, entre outros, o prêmio APCA 2012 de “Melhor projeto artístico” por Piranha, e foi selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural Dança em 2000, 2003, 2009 e 2014. Seus projetos são citados em publicações como O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade, de Jussara Sobreira Setenta, 2008, ou Am Rand der Körper: Inventuren des Unabgeschlossenen im zeitgenössischen Tanz (À borda do corpo: inventários da dança contemporânea inacabada), de Susanne Foellmer, 2009. Foi curador da 10.ª Bienal Sesc de Dança, colaborador internacional do Festival Contemporâneo de São Paulo, e artista residente em 2016, 2017 e 2018 do Festival Internacional de Teatro de Curitiba. Trabalhou como intérprete para o coreógrafo Rachid Ouramdane, para o diretor de teatro Yves-Noël Genod, para o artista Pierre Droulers e para os cineastas, Judith Cahen e Masayasu Eguchi. Sua criação A Boba, é uma coprodução da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MIT-SP) e Playlist, criado em parceria com o coreógrafo Lorenzo De Angelis, do CN D Centre National de la Danse e do Charleroi Danse, apresentada no festival Camping, no Centre National de la Danse, à Pantin. Em 2018, seu primeiro livro de ficção, Nunca juntos mas ao mesmo tempo, traduzido para o francês com a dramaturga Béatrice Houplain, foi publicado pela Editora Nós. Em 2021 tornou-se residente da Cité Internationale des Arts, premiado pelo programa Fundação Daniel e Nina Carasso, e em 2022, autor convidado pela ICORN (Rede Internacional de Cidades de Refúgio) para participar da residência PEN International, na Antuérpia. Vive em Paris.

Trabalhos

[2021] E então ele decidiu tirar o excesso de melancolia da frente do futuro

[2020] Tumba

[2019] Playlist

[2019] A Boba

[2018] Domínio Público

[2014] Mal Secreto

[2009] Piranha

[2008] Placebo 2008

[2007] Cleópatra

[2006] Placebo

[2005] La Bête

[2004] Transobjeto 

[2003] Finita

Livro

Nunca juntos mas ao mesmo tempo, Editora Nós

Distinções

Selecionado pelo Rumos Itaú Cultural Dança em 2000, 2003, 2009 e 2014

Piranha, prêmio APCA de Melhor Projeto Artístico de 2012.

 

Publicações (ver Bibliografia)

Performatus Ano 6 | N. 19 | Jan. 2018

Antro Positivo Edição 15 São Paulo, 2016

La Bête – crítica performativa

Festivais

Curador da 10.ª Bienal Sesc de Dança, 2017

Comissão de seleção do Festival Internacional de Artes Escénicas (FIDAE) 2019 / Programa de residências 2022 Centre national de la danse x Cité internationale des arts

Colaborador internacional do Festival Contemporâneo de São Paulo

Artista residente do Festival de Curitiba em 2016, 2017 e 2018

Vídeos

Dança Caseira

Colaborações

[2021] Des mains propres : Dialogue avec La Bête, Laurent Goldring

[2020] Une performance optimiste, Laurent Goldring

[2020] Ballade, Laurent Goldring

[2020] O tempo nas ruas desorienta o tempo nos livros, Laurent Goldring, com Maria Fernanda Cândido

[2018] Le genre international, filme, de Judith Cahen/Masayasu Eguchi 

com Simon Ane Som, Mélissa Barabaud, Sophie Bredier, Lucie Bredier Pascale, Fabien Alissa Busetta, Iris Cahen, Hubert Colas, Chhai EA, Kyoka Eguchi, Sonia Fleishmann, Béatrice Houplain, Maria de Medeiros, Aliénor de Mezamat, Minami Bages, Sothean Nhieim, Pascal Queneau, Mayson Robinaux, Elise Shamirian, Esteban Sanchez Del Rio, Wagner Schwartz, Kazuhiko Suzuki, Marc-Antoine Vaugeois

[2017] Niños Matadores, videoclipe, Krikor Kouchian / dir: Nathalie Gasdoué

[2016] Bird in a zoo com Pierre Droulers, Stefan Dreher

[2016] Sangue de barata com Sheila Ribeiro, Marli, Alexandre Herchcovitch

Texto

[2015] Un petit peu de Zelda (remix) com Yves-Noël Genod (direção) e Adrien Dantou, Gaël Sall, Jonathan Foussadier, Grégory Carnoli, Jessica Batut

[2012] Receitas e dúvidas com Gustavo Bitencourt, Sheila Ribeiro Texto

[2012] Chic by accident com Yves-Noël Genod (direção) e Jeanne Balibar, Valérie Dréville, Sophie O’Byrne, Marlène Saldana, Dominique Über, Romain Flizot, Lucien Reynes, Charles Zevaco 

[2009] Des témoins ordinaires com Rachid Ouramdane (criação, direção) e Lora Juodkaite, Mille Lundt, Georgina Vila Bruch, Yeojin Yun

[2009] Eu precisava ganhar tempo com Rachid Ouramdane

[2007] Mein Raum? com Nathalie Fari, Ricardo de Paula & Alex Flemming, Prof Ernst, Martin Reimann

[2005] Cover com Rachid Ouramdane (criação, direção) e Carlos Antônio dos Santos, Fauller

[2003] O que você desejar, o que você quiser, estou aqui pronto para servi-lo, performance, de Cláudia Müller, com Alex Cassal, Astrid Toledo, Dani Lima, Flavia Meireles, Laura Sämy, Löis Lancaster, Micheline Torres

Né en 1972 à Rio de Janeiro, Wagner Schwartz vit à Paris. Après des études de lettres modernes, il évolue dans plusieurs groupes de recherche et d’expérimentation chorégraphique en Amérique du Sud et en Europe. Auteur de 13 créations depuis 2003, il a reçu, entre autres, le Prix APCA 2012 (décerné par l’Association des Critiques d’Art de São Paulo) du « Meilleur projet artistique » avec le spectacle Piranha, et a été lauréat du programme Rumos Itaú Cultural Danse en 2000, 2003, 2009 et 2014. Ses créations sont citées dans plusieurs ouvrages, notamment O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade (Le faire-dire du corps: dance et performativité) de Jussara Sobreira Setenta, 2008, et Am Rand der Körper: Inventuren des Unabgeschlossenen im zeitgenössischen Tanz (Aux limites du corps: inventaires de la danse contemporaine inachevée) de Susanne Foellmer, 2009. Il a été le programmateur de la 10ᵉ Biennale Sesc de Danse, collaborateur international du Festival Contemporain de São Paulo, et artiste résident en 2016, 2017 et 2018 du Festival International de Théâtre de Curitiba. Il a travaillé comme interprète pour le chorégraphe Rachid Ouramdane, pour le metteur en scène Yves-Noël Genod, pour l'artiste Pierre Droulers et pour les cinéastes Judith Cahen et Masayasu Eguchi. Sa création, A Boba, est une coproduction de la Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) et Playlist, en collaboration avec le chorégraphe Lorenzo De Angelis, du CN D Centre National de la Danse et du Charleroi Danse, présentée dans le festival Camping, au Centre National de la Danse, à Pantin. En 2018, son premier roman, Jamais ensemble mais en même temps, traduit en français avec la dramaturge Béatrice Houplain, a été publié par Editora Nós. En 2021, il est devenu résident à la Cité International des Arts, lauréat du programme établi par la Fondation Daniel et Nina Carasso. En 2022, auteur invité par ICORN (Réseau International des Villes de Refuge) pour participer à la résidence PEN International, à Anvers.

Créations

[2021] Et ainsi il a décidé de supprimer l’excès de mélancolie de l’avant du futur

[2020] Tumba

[2019] Playlist

[2019] L'Idiote

[2018] Domaine Public

[2014] Mal Secreto

[2009] Piranha

[2008] Placebo 2008

[2007] Cléopâtre

[2006] Placebo

[2005] La Bête

[2004] Transobjet

[2003] Finita

Livre

Jamais ensemble mais en même temps, Editora Nós

Distinctions

Primé par l’Institut Itaú Cultural en 2000, 2003, 2009 et 2014

 

Piranha, lauréat du prix APCA (São Paulo Association des Critiques d'Art) pour le Meilleur Projet Artistique 2012

Publications (voir Bibliographie)

Performatus Ano 6 | N. 19 | Jan. 2018

 

Antro Positivo Edição 15 São Paulo, 2016

La Bête – Critique performative

Festivals

Programateur de la 10ᵉ Biennale de danse SESC, 2017

Collaborateur international du Festival Contemporâneo de São Paulo

Comission de selection du Festival Internacional de Artes Escénicas (FIDAE) 2019 / Programme de résidences 2022 Centre national de la danse x Cité internationale des arts

Artiste résident du Festival de Curitiba en 2016, 2017 et 2018

Vidéos

Dança Caseira

Collaborations

[2021] Des mains propres : Dialogue avec La Bête, Laurent Goldring

[2020] Une performance optimiste, Laurent Goldring

[2020] Ballade, Laurent Goldring

[2020] O tempo nas ruas desorienta o tempo nos livros, Laurent Goldring, avec Maria Fernanda Cândido

[2018] Le genre international, film, Judith Cahen/Masayasu Eguchi

avec Simon Ane Som, Mélissa Barabaud, Sophie Bredier, Lucie Bredier Pascale, Fabien Alissa Busetta, Iris Cahen, Hubert Colas, Chhai EA, Kyoka Eguchi, Sonia Fleishmann, Béatrice Houplain, Maria de Medeiros, Aliénor de Mezamat, Minami Bages, Sothean Nhieim, Pascal Queneau, Mayson Robinaux, Elise Shamirian, Esteban Sanchez Del Rio, Kazuhiko Suzuki, Marc-Antoine Vaugeois

[2017] Niños Matadores, clip vidéo, Krikor Kouchian / dir: Nathalie Gasdoué

[2016] Bird in a zoo avec Pierre Droulers, Stefan Dreher

[2016] Sangue de barata avec Sheila Ribeiro, Marli, Alexandre Herchcovitch

[2015] Un petit peu de Zelda (remix) avec Yves-Noël Genod (mise en scène) et Adrien Dantou, Gaël Sall, Jonathan Foussadier, Grégory Carnoli, Jessica Batut

[2012] Questions and their opposite avec Gustavo Bitencourt, Sheila Ribeiro Text

[2012] Chic by accident avec Yves-Noël Genod (mise en scène) et Jeanne Balibar, Valérie Dréville, Sophie O’Byrne, Marlène Saldana, Dominique Über, Romain Flizot, Lucien Reynes, Charles Zevaco 

[2009] Des témoins ordinaires avec Rachid Ouramdane (conception) et Lora Juodkaite, Mille Lundt, Georgina Vila Bruch, Yeojin Yun

[2009] J'essayais de gagner du temps avec Rachid Ouramdane

[2007] Mein Raum? avec Nathalie Fari et Ricardo de Paula & Alex Flemming, Prof Ernst, Martin Reimann

[2005] Cover avec Rachid Ouramdane (conception) et Carlos Antônio dos Santos, Fauller

[2003] O que você desejar, o que você quiser, estou aqui pronto para servi-lo, performance, de Cláudia Müller, avec Alex Cassal, Astrid Toledo, Dani Lima, Flavia Meireles, Laura Sämy, Löis Lancaster, Micheline Torres

After holding a bachelor of arts, Wagner Schwartz (Rio de Janeiro,1972) engages in various choreographic research and experimentation groups in South America and Europe. Author of 13 creations since 2003, he has received, among others, the APCA Award 2012 (by the Association of Art Critics of São Paulo) of the "Best artistic project" with the performance Piranha and was winner of the program Rumos Itaú Cultural Dance in 2000, 2003, 2009 and 2014. His creations are quoted in several books, including O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade (The say-do of the body: dance and performability) by Jussara Sobreira Setenta, 2008 or Am Rand der Körper: Inventuren des Unabgeschlossenen im zeitgenössischen Tanz (At the edge of the body: inventories of unfinished contemporary dance), by Susanne Foellmer, 2009. He was the curator of the 10th Sesc Dance Biennale, the international collaborator of the Contemporary Festival of São Paulo, and was a resident artist in 2016, 2017 and 2018 at the Curitiba Theatre International Festival. He has worked as a performer for the choreographer Rachid Ouramdane, for the theatre director Yves-Noël Genod, for the artist Pierre Droulers and for the filmmakers Judith Cahen and Masayasu Eguchi. His latest work, A Boba, was a co-production of Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MIT-SP) and Playlist, together with the choreographer Lorenzo De Angelis, of CN D Centre National de la Danse and of Charleroi Danse, performed at Camping festival, at Centre National de la Danse, in Pantin. In 2018, his first novel, Never together but at the same time, translated to French with the play writer Béatrice Houplain, was published by Editora Nós. In 2021, he become resident at the Cité International des Arts, winner of the program established by the Daniel and Nina Carasso Foundation. In 2022, author invited by ICORN (International Cities of Refuge Network) to participate at PEN International residency, in Antwerp.

He lives in Paris.

 

Works

[2021] And then he decided to take the excess melancholy out of the front of the future

[2020] Tumba

[2019] Playlist

[2019] Silly Woman

[2018] Public Domain

[2014] Mal Secreto

[2009] Piranha

[2008] Placebo 2008

[2007] Cleopatra

[2006] Placebo

[2005] La Bête

[2004] Transobject

[2003] Finite

 

Book

Never together but at the same time, Editora Nós

Distinctions

Winner of the program Rumos Dance Itaú Cultural Institute in 2000, 2003, 2009 and 2014

 

Piranha, winner of APCA (São Paulo Association of Art Critics) for the Best Arts Project in 2012 in Brazil and the

Publications (go to Bibliographie)

Performatus Ano 6 | N. 19 | Jan. 2018

La Bête – performative writing

Antro Positivo Edição 15 São Paulo, 2016

Festivals

Curator of the 10th Sesc Biennial of Dance, 2017

International collaborator of the Festival Contemporaneo de Dança

Selection Committee of the Festival Internacional de Artes Escénicas (FIDAE) 2019 / Residency Program 2022 Centre national de la danse x Cité internationale des arts

Resident artist of the Festival de Curitiba in 2016, 2017 and 2018

Videos

Dança Caseira

Collaborations

[2021] Des mains propres : Dialogue avec La Bête, Laurent Goldring

[2020] Une performance optimiste, Laurent Goldring

[2020] Ballade, Laurent Goldring

[2020] O tempo nas ruas desorienta o tempo nos livros, Laurent Goldring, with Maria Fernanda Cândido

[2018] Le genre international, film, Judith Cahen/Masayasu Eguchi 

with Simon Ane Som, Mélissa Barabaud, Sophie Bredier, Lucie Bredier Pascale, Fabien Alissa Busetta, Iris Cahen, Hubert Colas, Chhai EA, Kyoka Eguchi, Sonia Fleishmann, Béatrice Houplain, Maria de Medeiros, Aliénor de Mezamat, Minami Bages, Sothean Nhieim, Pascal Queneau, Mayson Robinaux, Elise Shamirian, Esteban Sanchez Del Rio, Wagner Schwartz, Kazuhiko Suzuki, Marc-Antoine Vaugeois

[2017] Niños Matadores, video-clip, Krikor Kouchian / dir: Nathalie Gasdoué

[2016] Bird in a zoo with Pierre Droulers, Stefan Dreher

[2016] Sangue de barata with Sheila Ribeiro, Marli, Alexandre Herchcovitch

[2015] Un petit peu de Zelda (remix) with Yves-Noël Genod (direction) and Adrien Dantou, Gaël Sall, Jonathan Foussadier, Grégory Carnoli, Jessica Batut

[2012] Questions and their opposite with Gustavo Bitencourt, Sheila Ribeiro

[2012] Chic by accident with Yves-Noël Genod (direction) and Jeanne Balibar, Valérie Dréville, Sophie O’Byrne, Marlène Saldana, Dominique Über, Romain Flizot, Lucien Reynes, Charles Zevaco 

[2009] Ordinary witnesses with Rachid Ouramdane (conception) and Lora Juodkaite, Mille Lundt, Georgina Vila Bruch, Yeojin Yun

[2009] I needed to get some time with Rachid Ouramdane

[2007] Mein Raum? with Nathalie Fari, Ricardo de Paula & Alex Flemming, Prof Ernst, Martin Reimann

[2005] Cover with Rachid Ouramdane (conception) and Carlos Antônio dos Santos, Fauller

[2003] O que você desejar, o que você quiser, estou aqui pronto para servi-lo, performance, by Cláudia Müller, with Alex Cassal, Astrid Toledo, Dani Lima, Flavia Meireles, Laura Sämy, Löis Lancaster, Micheline Torres

BIBLIOGRAFIA | BIBLIOGRAPHIE | BIBLIOGRAPHY

LIVROS SELECIONADOS, VÍDEOS, CATÁLOGOS, TESES E ENSAIOS 

LIVRES SÉLECTIONNÉS, VIDÉOS, CATALOGUES, THÈSES ET ESSAIS 

SELECTED BOOKS, VIDEOS, CATALOGUES, THESES AND ESSAYS

[2021] Editora Cobogó / Patrick Pessoa / Dramaturgias da crítica

[2021] Universidad Nacional Autónoma de México, Coordinación de Difusión Cultural UNAM, Dirección de Danza UNAM | Matos, Lúcia, Hayde Lachino La danza en tiempos de crisis y de re(ex)istencia

[2021] Universidade Estadual do Paraná | Ana Carolina Mendes Cerqueira Nobrega Uma análise do discurso pudico contra a performance La Bête de Wagner Schwartz: a arte na era da pós-censura, da pós-verdade e da fake news

[2021] Dissonância, revista de teoria crítica | Renan Marcondes A violência de um gesto. Contribuições benjaminianas para a arte da performance

[2020] École des Hautes Études en Sciences Sociales | Kelly Kalynka Cruz | L'amour complexe

[2020] Pontes editores | Cleudemar Alves Fernandes | Corpo e resistência na história do presente

[2020] Routledge | Cristina Fernandes Rosa, Anamaría Tamayo Duque, Melissa Blanco Borelli Decolonizing performance philosophies

[2020] Poésie clandestine (volet II) | Márica Bechara Wagner Schwartz | Oscar Wilde | Père Lachaise

[2020] Zazie Edições | Pequena Biblioteca de Ensaios | Renan Ji Imagens de crianças: modos de olhar
 

[2019] Arquipélago | Eliane Brum Brasil construtor de ruínas — um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro

[2019] PIC/Unespar | Ana Carolina M. C. Nobrega O Pudor e a Censura nas Artes visuais e a sua propagação nas Redes Sociais

[2019] Revista Trema! | Ano #4 | MITsp O mal-estar das mediações

[2019] Springer | Dialogues with Jaan Valsiner | Lia da Rocha Lordelo Cultural Psychology as basic science

[2019] Select | Márion Strecker Um corpo de uma geração 

[2019] Equador | Renato Hofer Hoferweg

[2019] Revista Cult | Marcia Tiburi La Bête: a quem interessava transformar a performance em escândalo?

[2019] Universidade Presbiteriana Mackenzie | Alba Roque O Capital Social e a Competência Coletiva em Cena na Associação Cultural Corpo Rastreado

[2019] Unicamp | Cleudemar Alves Fernandes Corpo e resistência

[2018] Art Quarterly | Oliver Basciano The political art of now

[2018] Jacarandá | Luiz Camillo Osório La  Bête — depois da intolerância, alguma conversa

[2018] Objetiva | João Silvério Trevisan Devassos no paraíso (4ª edição, revista e ampliada): A Homossexualidade no Brasil da Colônia à Atualidade

[2018] XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste | Felipe Maciel Tessarolo Uma análise das notícias falsas no caso La Bête

[2018] Antropositivo | Ruy Filho Edição especial

[2018] Trema! Revista de teatro | João Dias Turchi Ano 3 #11 Março

[2018] Universidade Federal de Santa Catarina | Manolo Augusto Kottwitz Performance Art: Produção de Encontros, Produção de Subjetividade

[2018] Performatus | Tales Frey Ano 6 | N. 19

[2017] MAM São Paulo | Luiz Camilo Osório 35° Panorama da Arte BrasileiraBrasil por multiplicação

[2017] Revista Diversifica | Douglas de Camargo Emílio La Bête e o corpo nu de todas (os) nós

[2017] Sesc Ipiranga | Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo | Catálogo Exposição Variações do corpo selvagem

[2017] Bienal Sesc de Dança 2017 | Catálogo

[2016] Galeria Vermelho | Marcos Gallon VERBO: Mostra de Performance Arte

[2016] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP | Gabriela Gonçalves Comunicação e Produção de Cultura no Brasil

[2016] Antro Positivo | Ruy Filho A exposição amorosa da crise

 

[2015] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP | Fernanda Perniciotti O novo ambiente midiático produzido pela editalização da cultura

[2015] ProacSP | Filipe dos Santos Barrocas O corpo neutro

[2015] Benetton Foundation | Contemporary Artists from Brazil Brazil: Land of the future

[2015] Universidade Federal da Bahia | Ricardo Alvarenga Arte como modo de existência

 

[2014] Fundação Cultural do Estado da Bahia | Escrítica: o lugar e o papel do pensamento crítico agora Wagner Schwartz: o negócio e os negócios da cultura 

[2014] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP | Sheila Ribeiro Congruência Absurda

[2013] Itau Cultural | Elisabete Finger Discoreografia

[2013] Estado de SP | Helena Katz Receitas e Dúvidas: exercício contra a mesmice

[2012] Universidad Federal Fluminense | Laura Navallo, Hernán Ulm Fabulando a través de las imágenes y de la danza contemporánea

[2012] Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Cláudia Müller Deslocamentos da dança contemporânea: por uma condição conceitual

[2012] Ed. Assis, Minas Gerais | Carlos Guimarães Nau à Deriva

[2012] Website | Helena Katz Receitas e dúvidas

[2012] iDanca | Cinthia Kunifas Receitas e dúvidas

[2011] Ed. Plena Editorial, São Paulo | Mylton Severiano, Palmério Dória Crime de Imprensa

[2011] Ed. Desaba, São Paulo | Cristian Duarte, Thelma Bonavita Caderno-catálogo Arqueologia do Futuro

 

[2010] Universidade Federal de Uberlândia | Rafael Guarato História e dança: um olhar sobre a cultura popular urbana – Uberlândia 1990/2009

[2010] Universidade Federal da Bahia | Eduardo Augusto Rosa Santana Dança autobiográfica

[2010] Ed. O Percevejo, PPGAC/UNIRIO | Nirvana Marinho Wagner Schwartz: Corpo Transobjeto 

[2010] Ed. Itaú Cultural, São Paulo | Christine Greiner, Sonia Sobral, Cristina do Espírito Santo Rumos Itaú Cultural Dança 2009-2010

[2009] Ed. Transcript, Berlin | Susanne Foellmer Am Rand der Körper: Inventuren des Unabgeschlossenen im zeitgenössischen Tanz [Broschiert]

[2008] Ed. UFBA, Salvador da Bahia | Jussara Sobreira Setenta O Fazer-Dizer do Corpo: Dança e Performatividade

[2008] Ed. do autor, Uberlândia, Minas Gerais | Lourdinha Barbosa Os eventos são quase sempre os mesmos

[2008] Ed. Weissensee Kunsthochschule Berlin | Nathalie Fari Mein Raum? 

[2008] Ed. UFBA, Salvador da Bahia | Isabelle Cordeiro Poéticas de Multidão

[2006] O Estado de SP | Helena Katz Um projeto em sintonia com a produção de dança do país 

[2005] Ed. Idanca.net, Rio de Janeiro | Nirvana Marinho Politicidade no corpo: Transobjeto

[2004] Ed. II Congres SPAGESP, São Paulo | Fernanda Nogueira Campos, Caio César Prochno O grotesco no corpo do louco e do artista

[2004] Ed. Itaú Cultural, São Paulo | Rumos Dança Itaú Cultural 2003-2004 | Helena Katz O corpo como mídia de seu tempo

[2003] Ed. Idança.net, Rio de Janeiro | Nirvana Marinho Sobre a intolerância

[2002] Ed. UFU, Uberlândia,  Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura | Thaís Leão | Poesias de Wagner Schwartz

[2002] Ed. UFU, Uberlândia | Fernando Prado Delírio Solitário
 

[1998] O Estado de SP | Helena Katz Homens buscam superar limites em evento

ENTREVISTAS

ENTRETIENS

INTERVIEWS

[2020] Revue Bancal | Artistes confinés # 5

[2020] AntropoLÓGICAS Epidêmicas Estou aflito com as faltas que causam esta epidemia

[2020] MaCulture | Wilson Le Personnic « La culture et l’art brésiliens ont toujours survécu face aux événements destructeurs »

[2020] MaCulture | Wilson Le Personnic "A cultura e a arte brasileiras sempre sobreviveram face aos eventos destrutivos"

[2020] Le Monde | Rossita Boisseau Danse : les corps brésiliens font de la résistance

[2020] Carta Capital / Pedro Alexandre Performance La Bête (O Bicho) está de volta

[2019] Libération | Ève Beauvallet Du Brésil à Pantin, des parias parmi nous

[2019] Seletc | Márion Strecker O corpo de uma geração

[2019] Estado de S. Paulo | Mônica Bergamo / Victoria Azevedo 'Fui torturado. Sofri fisicamente os ataques contra mim', diz coreógrafo de 'La Bête'

[2018] El País | Eliane Brum

PT Fui morto na internet como se fosse um zumbi da série The Walking Dead

EN I was killed on the internet like a zombie from The Walking Dead

FR J’ai été tue sur internet comme si j’étais un zombie de la série The Walking Dead 

ES Me mataron en Internet como si fuera un zombi de la serie ‘The Walking Dead

[2018] Conversa com Bial  Pedro Bial recebe Wagner Schwartz, Carolina Jabor e Michel Laub

[2018] USP Diversidade em Ciência’ | Ricardo Alexino Ferreira A arte na contemporaneidade

[2018] O Globo | Fernando Eichenberg 'La Bête', performance que causou polêmica no Brasil, é encenada em Paris

[2018] GaúchaZH "A liberdade de expressão nunca esteve nas mãos dos artistas", diz performer vítima de linchamento virtual

[2018] O Globo Coreógrafo de 'La Bête', Wagner Schwartz lança seu primeiro livro na Flip

[2018] Metrópolis | Adriana Couto Domínio Público

[2018] Correio Salvador Bahia / Marília Moreira Arte como luta e transformação política no Encontro Internacional de Artes

[2018] Festival de Curitiba Artistas censurados se reúnem em "Domínio Público"

[2018] O Globo | Luiz Felipe Reis Artistas atacados em 2017 usam Mona Lisa para responder a críticas

 

[2017] Conectdance Bienal Sesc de Dança Liberdade e diversidade Bienal Sesc de Dança 2017

[2017] Deu Baile ‘Strike a Pose’: Wagner Schwartz fala sobre dança voguing e a participação de José Xtravagazna na Bienal Sesc de Dança

[2015] ConecteDance Ocupação W.S | Bienal SESC de Dança

FESTIVAL

[2004 - 2014] Olhares sobre o Corpo [OsC]

Introdução Fernanda Bevilaqua, Wagner Schwartz, Alexandre Molina

Histórico Lenira Rengel, Marcello Castilho Avellar, OsC

Glossário Marcello Castilho Avellar, Juliana Penna, Cláudio Henrique, Fernanda Bevilaqua, Francine Rezende, Rafael Guarato, Alexandre Molina

Edições 

Apoio

Geografia de inclinação topológica Thiago Costa

Olhares Sobre o Corpo Helena Katz